Segundo o Diário dos Açores, a inflação nos Açores, em Julho, situou-se nos 3,77%, diminuindo 0,59 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior, estando mais próxima da taxa homóloga nacional, que é de 3,07%, revelou ontem o SREA.
A inflação está, neste momento, a metade do que era no início do ano, verificando-se a tendência de baixa de preços nalguns bens essenciais.
Com efeito, a inflação dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas está agora nos 9,82%, quando em Março tinha atingido o pico com 21,32%.
Os restaurantes e hotéis continuam com uma inflação acima da média regional, nos 9,79%, mesmo assim abaixo do pico de 16,31% em Março.
Quanto à taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em julho, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, este desceu para 6,36%.
As maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Restaurantes e hotéis” (15,42%), “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (15,43%), “Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação” (6,43%) e “Transportes” (4,28%).
A classe “Restaurantes e hotéis” com 1,97%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe “Vestuário e calçado” com -8,53%.
DA/RP