A equipa representante de Portugal, composta na sua totalidade por alunos e alunas de escolas dos Açores, foi a grande vencedora da 1.ª edição do’ LeoLabtorium Space Sciences Summer Camp’, um concurso promovido pela empresa norte-americana LeoLabs, especializada em deteção e monitorização de objetos espaciais na órbita baixa da Terra.
A equipa vencedora foi composta pelas alunas Matilde Soares (ES Antero de Quental – São Miguel), Ana Duarte (EBS Bento Rodrigues – Santa Maria), Maria Braga (EBS Bento Rodrigues – Santa Maria), Matilde Silva (ES de Lagoa – São Miguel), e Marta Silveira (EBS Cardeal Costa Nunes (Madalena do Pico), e pelos alunos Salvador Almeida e Sousa (ES Domingos Rebelo - São Miguel), e João Correia (ES de Lagoa – São Miguel).
Durante os meses de junho e julho, 30 alunos do ensino secundário oriundos da Colômbia, Costa Rica, Portugal, Porto Rico, e Estados Unidos da América, tiveram formação sobre os fundamentos do desenho de trajetórias de veículos espaciais.
Os estudantes organizaram-se por equipas, por país, e competiram entre si para a melhor solução no desenho de uma missão para levar um veículo espacial desde uma órbita de estacionamento à volta da Terra para uma órbita específica à volta da Lua, no sentido de completar uma missão científica pré-determinada.
Alguns dos requisitos da missão envolviam calcular a quantidade de combustível permitida para a missão, o número de manobras realizadas pelo veículo, e o tempo de voo para trajetória selecionada. Depois de resolver matematicamente a magnitude e a direção de cada manobra, bem como especificar os elementos das órbitas de partida e chegada, cada equipa utilizou o software NASA General Mission Analysis Tool (GMAT) para simular a trajetória do veículo.
No dia 29 de julho, os cinco países participantes fizeram uma apresentação do projeto da sua missão a uma equipa de três jurados que premiou a equipa de Portugal como o melhor projeto da missão de transporte Terra-Lua.
Em comunicado, o Governo dos Açores congratula-se pelo resultado alcançado por estes jovens açorianos que, com o seu excelente desempenho num concurso desta dimensão e alcance, fizeram chegar o nome da Região e do País a um importante círculo da ciência e da economia do futuro como é o do Espaço.
GACS/RP