A convite de Luís Ávila, presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Pico, o artista Djervy Santos realizou vários trabalhos e atividades artísticas, tendo como destaque a realização de um mural no edifício balnear das Piscinas Naturais de São Roque.
Luís Ávila adianta que aquele mural teve como objetivo dar cor à freguesia e divulgar os artistas locais, alertando a população para a preservação do cagarro, uma ave marinha, de porte médio, que nidifica nos Açores.
O mural intitulado "Mar Dos Cagarros", teve a particularidade de envolver várias pessoas que frequentaram a zona intervindo diretamente na pintura do mural.
Djervi Santos, autor da obra, disse que no mural pode-se observar o momento exato dos cagarros a mergulhar em pleno alto mar, em busca do seu alimento.
Esta arte urbana par além de acrescentar cor àquela zona balnear e promover o incentivo na proteção e preservação dos ecossistemas marinhos, acaba por ser uma homenagem a todas as aves marinhas do arquipélago.
Estas atividades artísticas tiveram início em meados do mês de julho e prolongou-se durante o mês de agosto, dando a oportunidade às pessoas de acompanharem a evolução dos trabalhos.