O SRPCBA participou, no dia 13 de setembro, no ASAREX 23, exercício organizado pela Força Aérea Portuguesa, que tinha como cenário busca e salvamento na montanha da ilha do Pico.
Durante a simulação da ocorrência, o SRPCBA coordenou, a nível institucional e operacional, a ativação dos meios necessários a empenhar no cenário que tinha, como objetivo, simular a necessidade de evacuação aérea de uma vítima, numa zona de difícil acesso e de difícil extração por via terrestre.
A operação foi iniciada com a ativação dos elementos do Comando e da Equipa de Resgate dos Bombeiros Voluntários da Madalena que fizeram a primeira abordagem e avaliação à vítima, prestando os cuidados necessários.
Foi ainda empenhado um veículo aéreo não tripulado (drone) da Polícia de Segurança Pública (PSP), facilitando a identificação prévia do local onde se encontrava a vítima e a monitorização da progressão da equipa de resgate da montanha.
O exercício culminou com a recuperação da vítima pela aeronave Super Puma da Força Aérea Espanhola e respetiva evacuação para o aeroporto do Pico, sob coordenação do Rescue Coordination Center (RCC Lajes).
O exercício contou, igualmente, com a participação da Casa da Montanha e do Aeroporto do Pico.
O ASAREX23 é considerado o maior exercício de busca e salvamento do país.
SRPCBA/RP