O Governo Regional dos Açores vai centralizar os pedidos de consulta e de exames complementares de diagnóstico criando uma ferramenta de gestão das listas de espera, à semelhança do que já acontece no âmbito do programa Cirurge, programa de recuperação da lista de espera cirúrgica da região.
Este é um projeto enquadrado no Hospital Digital. Mónica Seidi referiu que “a parte teórica está feita, algo que se realizou com a colaboração das instituições do Serviço Regional de Saúde, faltando apenas, a ferramenta informática que permitirá operacionalizar este projeto, o que está a ser coordenado pela Direção Regional de Saúde, com a colaboração do Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, sem envolver custos”.
A Secretária Regional da Saúde e Desporto revelou o investimento do Governo Regional no âmbito das convenções entre o Serviço Regional de Saúde e as clínicas privadas da Região. A governante revelou que “só ano de 2022 foram pagos às entidades convencionadas mais de 16,5 milhões de euros, nas 14 convenções existentes no Serviço Regional de Saúde, correspondendo a cerca de 140 mil atos”.
Gacs/RP