No âmbito da visita estatutária do Governo Regional à Ilha do Pico, a USIP – Unidade de Saúde da Ilha do Pico mostrou-se motivada e confiante após reunir com Mónica Seidi, titular da pasta da saúde, para debater situações que se encontram pendentes na ilha.
Em conversa com a Rádio Pico, Ana Jorge, Presidente do Conselho de Administração, falou-nos um pouco mais sobre esta visita, onde foram abordados vários assuntos importantes o bem-estar dos utentes inscritos na USIP.
Em relação à questão do ar condicionado no Centro de Saúde da Madalena, a responsável explicou que a demora deve-se à complexidade do sistema de ventilação naquele local, reconhecendo o empenho de Mónica Seidi na rápida solução deste problema.
Aproveitando para desmentir as informações divulgadas nos vários meios de comunicação social, Ana Jorge esclarece que a unidade de hemodiálise do Pico nunca foi encerrada pela falta de climatização e que não existiu a deslocação de utentes para o faial como divulgado, sendo parcialmente resolvido com a implementação de unidades individuais de climatização durante a época do verão.
Também sobre a água da hemodiálise, a presidente afirma que a água não deve ser considerada de má qualidade, mas que necessita de manutenção regular, o que implica a deslocação de utentes para o Faial. Mais acrescenta que, em caso de necessidade por parte do Hospital da Horta, a USIP está equipada para acolher utentes do Faial, reforçando a colaboração entre ambos os espaços.
Quanto à cedência do terreno do antigo matadouro do Município das Lajes do Pico para a construção do novo Centro de Saúde, Ana Jorge reconhece que é uma excelente notícia principalmente para os utentes daquela zona, admitindo o longo caminho que ainda está por fazer.
Recorde-se que a visita estatutária do Governo Regional à ilha montanha teve lugar de 25 a 27 de setembro.
Pode ouvir esta entrevista na integra aqui: https://www.mixcloud.com/Rádio_Pico/entrevista-ana-jorge-visita-estatutária-ao-pico/