A Campanha SOS Cagarro arranca este sábado por todo o arquipélago dos Açores.
Abrigando 75% da população mundial de cagarros, uma ave marinha com um estatuto de conservação internacionalmente reconhecido, torna a região líder na proteção dessas aves.
A acontecer desde 1995, a campanha SOS Cagarro já envolveu milhares de cidadãos e de entidades, que se unem em brigadas de resgate para auxiliar os juvenis que, ao saírem dos ninhos, durante a noite, são afetados pela poluição luminosa, caindo em terra.
Em vigor até ao dia 15 de novembro, apela-se a todos os que circulam à noite nas estradas costeiras para conduzirem com extrema precaução principalmente durante este período.
Se encontrar um cagarro na estrada, siga as seguintes orientações:
• Se estiver de carro, pare o carro numa zona segura e visível para o restante tráfego, ligando os 4 piscas;
• Aproxime-se lentamente do cagarro, se possível utilizando luvas;
• Com calma, cubra o corpo do cagarro com um pano, um casaco, uma manta ou toalha;
• Segure o cagarro pelo pescoço e pela cauda, com cuidado para não o magoar e coloque-o, de forma segura, numa caixa de cartão.
Entregue o animal aos Vigilantes da Natureza dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas ou num ponto de recolha. Se não for possível, mantenha-o em local escuro durante a noite, libertando-o próximo ao mar na manhã seguinte. Registe o resgate com o código QR na caixa da campanha, informação que será relevante para análise posterior. Se tiver dúvidas, ligue para a Linha SOS Ambiente: 800 292 800 (gratuita, 24 horas unicamente para números nacionais).
Visite a página oficial do SOS Cagarro http://soscagarro.azores.gov.pt ou contacte a coordenação da campanha através do email: cagarro@azores.gov.pt para mais informações.
GACS/RP