O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou, domingo, na Madalena do Pico, que o Governo Regional pretende elaborar um Plano Estratégico para as Raças Autóctones dos Açores, por representarem um “património genético valioso”.
São raças autóctones dos Açores o cão de Fila de São Miguel, o cão Barbado da Terceira, o burro anão da Graciosa, o pónei da Terceira, o gado Ramo Grande e o gado Catrina, por apresentarem um grande potencial de valorização económica e conservação de usos e costumes e que fazem parte do património histórico e cultural da Região.
António Ventura, falava na sessão de abertura do Dia do Criador da Raça Ramo Grande, que decorreu no Auditório Municipal da Madalena, onde disse existirem 2500 inscritos no Livro de Adultos do Livro Genealógico, num universo de cerca de 252 criadores.
O governante destacou a raça de bovino do Ramo Grande pelo facto de “por detrás de cada animal existir um bocadinho de história dos Açores”, tendo em conta que esta foi “uma raça trazida para o arquipélago pelos primeiros povoadores com uma utilidade tripla, designadamente para o trabalho, para a produção de carne e para a produção de leite”.
GACS/RP