Foi inaugurado, esta quinta-feira, o Centro de Sensibilização e Conhecimento do Património Subaquático dos Açores (KAC - Knowledge and Awareness Centre).
Privilegiando a história picarota e a constante relação com o mar, o KAC irá funcionar no antigo Mercado do Peixe, dando a conhecer a todos os que visitarem este espaço a herança cultural deixada pelos naufrágios ocorridos, ao longo dos últimos quinhentos anos, nos mares dos Açores.
A par da inauguração, presidida pelo Diretor Regional dos Assuntos Culturais, Duarte Chaves, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, o evento contemplou ainda a apresentação da coleção “Mar Tenebroso”, composta por doze títulos, de Alexandre Monteiro.
Promovido pelo Município da Madalena, em cooperação com a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais e a Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores, o Centro de Sensibilização e Conhecimento do Património Subaquático, na ilha do Pico, surge no âmbito do Projeto Margullar2, da União Europeia, confinanciado pelo programa INTERREG-MAC - Madeira Açores Canárias.
CMM/RP