Os Açores são a primeira região arquipelágica do mundo com certificação de “Destino Turístico Sustentável” e acabam de garantir o Nível IV de Prata. A certificação surge porque a Região respondeu aos critérios do Global Sustainable Tourism Council, organismo internacional de acreditação para a certificação de turismo sustentável.
Para Berta Cabral, esta classificação "reforça o posicionamento e a liderança dos Açores em matéria de sustentabilidade turística".
Os auditores independentes da EarthCheck avaliaram várias infraestruturas em diferentes ilhas dos Açores e o resultado foi subir um patamar no processo de certificação. Este processo impõe a conquista progressiva de quatro patamares (prata, ouro, platina e master), sendo o próximo grande objetivo da Região atingir o Nível Ouro, já em 2024.
Segundo a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas “atingir o Nível Ouro não é um objetivo associado à superficialidade da ostentação de um selo, mas um objetivo crítico pelo simbolismo, pelo poder do exemplo e pelo efeito de mobilização que pode ter”.
GACS/RP