Pela primeira vez na sua história, a 10ª edição do Montanha Pico Festival terá uma programação 100% dedicada às noites de cinema, sem artistas convidados. Em causa estão os “cortes no programa RJAAC para com os projetos MiratecArts (…) e ainda, "os atrasos de pagamentos dos protocolos, em que a primeira transferência só chegou esta semana à associação”, não permitindo a programação de mais atividades, avançou Terry Costa.
Assim sendo, a MiratecArts estendeu o seu programa à partilha online, que já teve inicio nas suas redes sociais para assinalar o Dia Internacional da Montanha. Em janeiro, o programa será constituído de noites de cinema, às quintas-feiras no Auditório Municipal das Lajes do Pico, às sextas no Auditório da Madalena e aos sábados no Auditório da EBS de São Roque do Pico, com o apoio dos três municípios da ilha.
O diretor artístico avança ainda que a entidade decidiu apoiar o programa local, Projeto Tricô, e construir uma exposição, que estará patente na entrada da Biblioteca Auditório da Madalena, de 12 a 26 de janeiro.
Em paralelo, o programa Prémio Curta Pico, vai anunciar o projeto vencedor, que começa a ser produzido já este mês de janeiro na ilha do Pico.
"Estamos a atravessar tempos difíceis com a nossa associação," admite Terry Costa, que agradece o apoio de todas as entidades e indivíduos envolvidos, reconhecendo que sem estes já teriam fechado as portas. “Esperamos que 2024 seja melhor”, concluiu.
MiratecArts/RP