A Sata, a transportadora aérea açoriana, está a estudar a substituição da frota mais antiga ao serviço da SATA Air Açores.
A revelação foi feita pela própria presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, Teresa Gonçalves, na sequência de uma entrevista à "Ambitur", uma revista especializada em turismo, viagens e hotelaria.
Para esta substituição, avança o Açoriano Oriental, a transportadora terá de ter em conta critérios como o transporte de passageiros, a capacidade de carga e a operacionalidade em pistas curtas.
De acordo com o site de notícias de aviação, Kiosque da Aviação, os aviões mais antigos da SATA Air Açores são os dois Dash Q200 ‘Graciosa’ e ‘Faial’, aeronaves com cerca de 27 anos e que chegaram aos Açores em maio de 2009. Ambos os aviões têm capacidade para transportar até 37 passageiros e vieram para o arquipélago substituir o "Dornier", apto para apenas 18.
Na altura, a aquisição dos dois Dash Q200 foi integrada na renovação da frota da SATA Air Açores, que incluía igualmente a integração dos quatro novos Q400 NextGen, representando um investimento de 11 milhões de euros para o Grupo SATA.
Fica agora a dúvida de qual poderá ser a aeronave mais atual que possa responder aos critérios anteriormente mencionados como fazem estes equipamentos.
Recorde-se que o Grupo SATA possui atualmente 15 aeronaves, oito das quais ao serviço da Azores Airlines, companhia responsável pelas ligações aéreas da Região com o exterior, e sete na SATA Air Açores, que assegura os voos interilhas.
Kiosque da Aviação/AO/RP