Os desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da Região vão poder beneficiar de uma nova fase da medida RECONVERTER PRO para promover um estágio e reconversão profissional em contexto real de trabalho no setor privado.
As candidaturas das entidades promotoras dos estágios estão a decorrer até ao próximo dia 31 de janeiro de 2024, através do portal do emprego, sendo que os estágios se iniciam no prazo máximo de 10 dias úteis a contar da seleção e colocação dos destinatários da medida.
Os estágios têm a duração de oito meses e podem ser prorrogados por seis meses, se o desempregado concluir 150 horas de formação certificada no período inicial do estágio.
As empresas que promovam formação são reembolsadas em valor idêntico ao das contribuições pagas à Segurança Social.
Aos desempregados é atribuída uma bolsa no valor de 125% da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG), no caso de qualificação igual ou superior ao Nível 6 do Quadro Nacional das Qualificações (QNQ); de 105% da RMMG, para qualificação de Nível 4 e 5; e de 100% da RMMG, para os desempregados com qualificação igual ou inferior ao Nível 3 do QNQ.
A medida RECONVERTER PRO contempla ainda um conjunto de benefícios para as empresas e entidades empregadoras que realizam estágios com desempregados com deficiência, em termos de duração do estágio, apoio e obrigação de contratação.
GACS/RP