Em visita à ilha do Pico, o coordenador do Bloco de Esquerda apontou o estado dos três centros de saúde da ilha.
António Lima reconhece que no Pico, "há a necessidade de construir um novo centro de saúde nas Lajes, há necessidades de investimento nos centros de saúde da Madalena e de São Roque”, assinalando também a necessidade de aumentar o investimento na Saúde para garantir a fixação de profissionais e a compra de equipamentos.
O deputado recordou que "os recursos existem”, destacando os 125 milhões de euros do PRR que o governo do PS reservou para um fundo de recapitalização das empresas, uma opção que o governo da coligação decidiu manter.
António Lima recordou também os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023 nos hospitais da Região e a crescente dívida a fornecedores do Serviço Regional de Saúde que demostram uma situação de sufoco financeiro.
Também presente na visita ao centro de saúde de São Roque, Daniela Silveira, primeira candidata do Bloco pelo Pico, defende que a ilha tem que ter “três centros de saúde funcionais”.
Além do investimento nas infraestruturas, Daniela Silveira considera que é fundamental aumentar o investimento em equipamentos e ao nível dos recursos humanos, defendendo uma maior articulação com o Hospital da Horta para garantir o aumento da deslocação de especialistas em áreas como pediatria, obstetrícia, gerontologia e oncologia.