A Semana do Mar foi certificada como “Evento Circular – Grau Ouro”, sendo o primeiro e único festival, até ao momento, distinguido com esta classificação.
O selo “Evento Circular” é uma certificação de qualidade ambiental, promovido pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, sendo o apuramento do Índice de Circularidade do Evento definido, após a apresentação de um relatório de execução, evidenciando os resultados das medidas implementadas na organização do evento, assim como todos os elementos que permitem a sua verificação.
As medidas adotadas na organização da Semana do Mar 2023, bem como os elementos comprovativos, permitiram ao evento alcançar um índice de 81 pontos, o que se enquadra no grau ouro da classificação.
O Vereador da Câmara Municipal da Horta, Eduardo Pereira, destaca que “a organização de eventos geralmente resulta em elevados consumos de recursos naturais e na produção de resíduos. No entanto, no caso da Semana do Mar, a aplicação de políticas de circularidade e princípios de sustentabilidade tem minimizado esses impactos, com a utilização de copos reutilizáveis com caução, disponibilização de ecopontos, oleões e cinzeiros e a aquisição da Eco Caneca da Semana do Mar”.
Para além destas medidas, "salienta-se ainda as ações de sensibilização na área ambiental, a afetação de veículos elétricos, à organização e a disponibilização da Carreira do Mar (minibus), que ofereceu um meio alternativo e com menor pegada ambiental na deslocação para o recinto da festa” afirmou o responsável.
Eduardo Pereira acrescenta ainda que "para atingir este resultado, a colaboração e o esforço dos trabalhadores municipais e dos munícipes foram determinantes".
CMH/RP