A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madalena (AHBVM) foi distinguida, pela quarta vez, com o Prémio Regional Ilhas do projeto Quartel Electrão.
Entre janeiro e novembro de 2023, a AHBVM recolheu 38 toneladas de lâmpadas, pilhas, baterias e equipamentos elétricos para reciclagem, sendo nos Açores e na Madeira a que mais contribuiu para esta iniciativa.
Os resultados alcançados durante a oitava edição do projeto, permitem à Associação da Madalena receber 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis e ainda quase quatro mil euros pelas quantidades recolhidas.
Em declarações ao Açoriano Oriental, Lisa Melo, comandante dos Bombeiros da Madalena, realçou os dois benefícios práticos do projeto: a questão monetária e a componente da sustentabilidade, garantindo a continuidade dos Bombeiros da Madalena na nona edição iniciada em janeiro deste ano.
A iniciativa, dedicada à recolha de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, lançada pelo Electrão-Associação de Gestão de Resíduos, tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses. O projeto atribui por cada tonelada recolhida 75 euros às associações. Há ainda prémios para as associações que mais recolhem a nível nacional e seis prémios a nível regional e ainda um incentivo extra para as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.
Ilha Maior/RP