A Escola Cardeal Costa Nunes é uma das quatro escolas da Região que vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento Jovem, dedicado ao ensino básico.
Além da escola do Pico, os Açores vão estar representados pela Escola Básica Armando Cortês Rodrigues, da Terceira, pela Escola Básica Francisco Ornelas da Câmara e pela Escola Secundária Antero de Quental, de São Miguel.
A sessão do básico aconteceu no passado dia 18 de março. Ao longo do dia, 59 alunos de 29 escolas do ensino básico da Região apresentaram e debateram os projetos que desenvolveram nas escolas, durante a primeira fase do programa, sobre o tema "Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa".
Na sessão nacional do ensino secundário, o Círculo Eleitoral dos Açores vai estar representado pela Escola Secundária Vitorino Nemésio da Terceira, a Escola Secundária Domingos Rebelo, a Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores, de São Miguel e a Escola Secundária Manuel de Arriaga, do Faial.
As quatro escolas secundárias foram as mais votadas, durante a sessão do secundário, realizada a 19 de março.
O tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” foi debatido pelos 73 alunos de 32 escolas secundárias e profissionais da Região.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que nos Açores se realiza em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Governo Regional, com o objetivo de educar os estudantes portugueses para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.