O Governo dos Açores lançou o concurso literário “Poesia Intercultural”, destinado aos alunos do 10.º e 11.º ano de escolaridade, dos estabelecimentos de ensino da Região.
Este concurso, organizado pela Direção Regional das Comunidades, pretende promover a interação e o diálogo em contexto escolar entre diferentes culturas por meio da expressão poética, valorizando a produção escrita dos alunos dos Açores, no género de poesia, em temáticas como a multiculturalidade, interculturalidade e diversidade cultural.
A iniciativa prevê a atribuição de prémios ao autor do melhor trabalho literário e à escola secundária que o mesmo frequenta, respetivamente, um bilhete de avião para duas pessoas entre a ilha de residência do vencedor e qualquer outra dos Açores, e um conjunto de livros para a biblioteca escolar.
Este prémio literário foi apresentado em São Miguel, por ocasião de uma sessão comemorativa do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e do Dia Mundial da Poesia.
Os alunos interessados têm até 31 de maio para submeter as obras a concurso, sendo apenas admitidos trabalhos inéditos de escrita literária em língua portuguesa, no género de poesia, podendo cada candidato apresentar um ou mais textos.
GACS/RP