"O Ciclo da Baleia", uma obra que reúne três romances de Dias de Melo, vai ser lançada no dia 12 de abril, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.
Pela primeira vez, editam-se os romances "Mar Rubro" (1958), "Pedras Negras" (1964) e "Mar pela Proa" (1976), que constituem esta trilogia que tem como temática a epopeia da caça à baleia.
A edição conjunta destes romances foi coordenada por Luiz Fagundes Duarte, filólogo e Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa.
Partindo da realidade socioeconómica da ilha do Pico na transição do século XIX para o século XX, até ao fim da caça à baleia nos finais dos anos de 1980, Dias de Melo deixou nestes três romances, completados pela obra de recolha etnográfica intitulada Na Memória das Gentes (1985-1991), um verdadeiro monumento às gentes da sua ilha natal, e de um modo especial aos baleeiros.
Com esta edição, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda dá um importante contributo para a inscrição, por direito próprio, do escritor Dias de Melo no panorama da Literatura Portuguesa do século XX, e inaugura, a um ano de distância, as comemorações do centenário do nascimento do escritor.
A sessão contará com a presença de Cláudio Garrudo, da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Manuel Costa Júnior, Diretor do Museu do Pico, Luiz Fagundes Duarte, coordenador da edição, e Manuel Tomás, escritor, que fará a apresentação.
A sessão terá início pelas 20h30, com entrada livre.
Museu do Pico/RP