A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou na sexta-feira a lista de 31 personalidades e instituições que vão ser distinguidas no Dia da Região, numa cerimónia que, este ano, terá lugar no Faial.
As insígnias honoríficas açorianas, que serão entregues no dia 20 de maio, “visam distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos e as pessoas coletivas que se notabilizaram por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à região”.
A insígnia autonómica de valor vai ser atribuída a Ana Luís e Francisco Cabral, antigos presidentes da Assembleia Legislativa açoriana.
Álvaro Manito, Ângelo Garcia, Francisco Oliveira, João Correia, José Martins, José Chaves, Marcelo Petrelli, Nino Serôdio, Victor Câmara e Zuraida Soares serão agraciados com a insígnia autonómica de reconhecimento.
Vão ser condecorados com a insígnia autonómica de mérito profissional o médico Gustavo Borges e o enfermeiro Tiago Lopes.
A insígnia de mérito industrial, comercial e agrícola distingue Agostinho Coelho, José Azevedo e António Aguiar.
Com a medalha de mérito cívico vão ser distinguidos Olga Pacheco, Raimundo Duarte, Raquel Santos e João Arruda.
A mesma distinção será ainda entregue à Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril, ao Clube Desportivo Escolar do Corvo, ao Clube Desportivo Lajense, ao Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, à Irmandade do Senhor dos Passos da Ribeira Grande, Judo Clube de Ponta Delgada, ao Santa Cruz Sport Club, à Sociedade Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense, à Sociedade Filarmónica Recreio Serretense e à Sociedade Filarmónica União Faialense.
Acores9/RP