Foi inaugurada, no final de abril, a exposição ao ar livre de macrofotografia "LIFE BEETLES: Pequenos em Grande", no Jardim Municipal de São Roque do Pico.
O LIFE BEETLES é um projeto de conservação de natureza, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, cofinanciado pela Comissão Europeia, através do Programa LIFE, em 55%.
O projeto tem como objetivo melhorar o tamanho das populações, área de distribuição e estatuto de conservação de 3 espécies de escaravelhos endémicos: o escaravelho-cascudo-da-mata na ilha das Flores, o laurocho na Ilha do Pico, e o carocho-da-terra-brava na Ilha Terceira.
Na ilha do Pico as ações de conservação de natureza passam pelo combate a espécies invasoras no Mistério da Prainha e na área protegida do Caiado.
A exposição mostra ao público um lado diferente dos insetos, com o intuito de tentar mudar a percepção negativa normalmente associada a estes seres vivos.
A exposição foca-se não só nas 3 espécies, mas também em outros insetos endémicos que são únicos nos Açores e alguns deles únicos nas ilhas onde se encontram.
MSRP/RP