O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, entregou, esta semana, uma iniciativa que visa a formação de uma equipa de projeto que conceba as orientações para a substituição do cabo submarino de telecomunicações Interilhas dos Açores.
Num projeto de resolução, o social-democrata realça a necessidade “de desencadear este processo em tempo útil”, permitindo planear e programar o seu financiamento.
Pretende-se a formação de uma equipa de projeto “especializada”, que conceba “a substituição dos cabos submarinos Interilhas, que junte o Governo da República, o Governo Regional dos Açores, a ANACOM, e outras entidades competentes, visando retirar conclusões e orientações para decidir, concretizar e planear o lançamento do processo do concurso inerente dessa substituição”.
O deputado refere que trata-se de uma prioridade para Portugal e para a União Europeia, sendo um investimento fundamental para a coesão nacional e para o desenvolvimento económico do país e do espaço europeu, pois para tal os Açores têm de ser servidos por boas infraestruturas de telecomunicações e defendeu os atuais cabos devem ser substituídos chegado o fim da sua vida útil.
O deputado do PSD explica que as comunicações eletrónicas entre sete das noves ilhas dos Açores “são atualmente asseguradas por um sistema de cabos submarinos, o denominado anel Interilhas, formado por ligações que entraram ao serviço em 1998. Flores e Corvo têm um cabo mais recente que entrou ao serviço em 2014.
Esse anel Interilhas já atingiu o limite da sua vida técnica útil de 25 anos, não sendo exequível atualizar a infraestrutura, mas sim atuar sobre a sua obsolescência.
PSD/RP