Reabriu, na sexta-feira, o Entreposto Frigorifico da Madalena, após obras de requalificação.
As obras, no valor superior a 8,5 milhões de euros, vêm trazer maior valor acrescentado ao sector das pescas.
Segundo a Presidente da Lotaçor, a entrada em funcionamento deste Entreposto, o maior da Região, permite aos Açores ter a maior capacidade de sempre de armazenamento de pescado, totalizando cerca de 4.600 toneladas, distribuídas pelos Entrepostos da Madalena, Horta, Ponta Delgada e Vila do Porto.
Sofia Inácio recordou que a reabertura vai decorrer de forma faseada, devido à utilização de equipamento novo e antigo.
Numa primeira fase reabre com capacidade para 1500 toneladas de armazenamento de pescado congelado e 30 toneladas de congelação por ciclo, sendo 20 em tanques de salmoura e 10 em túnel de ar forçado. Em 2025 funciona em pleno.
Questionada sobre os problemas nos transformadores elétricos, a Presidente anunciou ainda que já adjudicou um novo posto de transformação de energia elétrica para o entreposto da Madalena, devendo ser instalado no final da safra do atum de 2024.
Mário Rui Pinho, Secretário Regional do Mar e das Pescas, destacou a importância desta estrutura, recordando a dinâmica que o sector tem na ilha.
O Secretário recordou ainda que já foi atingida a quota do atum patudo e rabilho, mas que as restantes espécies podem ser capturadas.