O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) realiza o exercício TOURO24 entre 6 e 8 de junho, na ilha Terceira, para testar a capacidade de resposta dos diversos agentes de proteção civil perante um cenário sismovulcânico.
Durante o exercício será simulado um incremento da atividade sismovulcânica na parte ocidental da ilha, mais concretamente no vulcão de Santa Bárbara, que irá provocar manifestações de vulcanismo e a ocorrência de sismos de elevada magnitude.
Com base neste cenário, os vários agentes de proteção civil terão de atuar perante as diversas ocorrências que serão desencadeadas, testando a sua capacidade de resposta, coordenação e articulação.
O TOURO24, o maior exercício de proteção civil organizado pelo SRPCBA, terá a duração de 72 horas e desenvolve-se com a movimentação no terreno de mais de 400 participantes.
No desenrolar do simulacro serão efetuados pedidos de socorro, como de situações reais se tratassem, sendo encenadas, em diferentes locais da ilha.
Participam no TOURO24 cerca de 30 entidades, entre agentes de proteção civil, Câmaras Municipais, departamentos governamentais e entidades com dever de cooperação, instituições de investigação técnica e científica, empresas de eletricidade e comunicações e órgãos de comunicação social.
Gacs/RP