Os Engenheiros Técnicos Agrários, residentes na ilha do Pico, promovem o “Encontro Nacional dos Engenheiros Técnicos Agrários” ex-Regentes Agrícolas, a ter lugar de 8 a 10 de junho de 2024, abrangendo os alunos das cinco Escolas de Regentes Agrícolas de Portugal.
Neste evento, vão estar presentes cerca de 120 pessoas, 70 dos quais são colegas que vêm acompanhados pelas suas famílias, provenientes do continente português, dos Açores e da Madeira.
Das diversas atividades do programa, o destaque vai para a Feira dos Produtos Locais, a Sessão Solene, a Missa Campal e o Almoço da Classe.
Os Regentes Agrícolas instituíram o dia 10 de Junho como o Dia da Classe, sendo tradição reunirem-se nessa data.
Com a implantação do Regime Autonómico e tendo em atenção a importância dos trabalhos realizados pela classe para o desenvolvimento dos diversos serviços regionais, o Governo dos Açores, em 1977, apoiou a realização do I Encontro Regional dos Engenheiros Técnicos Agrários, que contou com a participação de colegas de todas as ilhas.
Estes encontros repetiram-se, em iguais moldes, até 2011, num total de 27 edições
Neste sentido, os Regentes Agrícolas da Ilha do Pico, decidiram por unanimidade, aceitar o repto de um grupo de colegas da extinta Escola de Santarém, de organizar o Encontro Nacional da Classe, na Ilha do Pico, a decorrer nos dias 8 a 10 de junho de 2024.
Correio dos Açores/RP