Foi aprovado, na passada semana, em Conselho de Governo, a resolução que aprova o Plano Regional de Saúde 2030.
O Plano Regional de Saúde é o documento orientador da prestação de cuidados de saúde à população açoriana durante uma década, definindo a situação atual e apontando objetivos a serem atingidos.
O documento contempla 11 planos específicos para diferentes áreas, dos quais se destacam a prevenção e combate ao tabagismo, a promoção da alimentação saudável, a promoção da literacia em saúde, o combate a doenças oncológicas, saúde escolar, saúde mental, redução dos comportamentos aditivos e dependências, promoção da integração de cuidados, resposta integrada em situações emergentes e críticas, acompanhamento e promoção de natalidade e acompanhamento e melhoria de mortalidade infantil.
O Plano Regional de Saúde 2030 tem como grande desafio a garantia de uma distribuição equitativa de recursos que permita igualdade nos resultados em saúde nas próximas décadas.
Pela primeira vez na história dos planos regionais de saúde, serão estudadas as diferenças entre ilhas em alguns indicadores e a partir destas diferenças deverão ser implementadas estratégias locais concretas.
O novo plano regional de saúde para os Açores está alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, cujo princípio é o de garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
GACS/RP