O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, recebeu em audiência o Presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto.
José Manuel Bolieiro reafirmou o compromisso do Governo Regional dos Açores em fortalecer a cooperação com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, uma associação de âmbito nacional que abrange o território continental e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
O Presidente do Governo lembrou que tem realizado esforços significativos para fortalecer o sistema de proteção civil regional e deu como exemplo 2023, onde foi feito um reforço do sistema de emergência médica pré-hospitalar, com um investimento anual de 1,7 milhões de euros.
Para 2024, o valor alocado a esta área ascenderá a 6,6 milhões de euros. Este investimento permitiu aumentar o número de Tripulantes de Ambulância de Socorro de 220 para 248, além de atualizar o valor/hora dos Enfermeiros e Tripulantes de Ambulância de Socorro.
A alocação dos recursos também inclui o pagamento de Tripulantes de Ambulância de Socorro, Médicos Reguladores, manutenção das viaturas SIV, seguros, formação dos Enfermeiros SIV, entre outros.
Outro ponto de destaque deste Governo Regional é a renovação da frota de veículos dos corpos de bombeiros. Foi adjudicada a aquisição de nove viaturas e um reboque multivítimas, num investimento global de 3,4 milhões de euros.
Ainda este ano, será lançado um concurso para mais cinco viaturas vermelhas, resultando na distribuição de 14 viaturas vermelhas pelas corporações de bombeiros em apenas três anos.
Ficou também o compromisso, por parte do Presidente do Governo, de junto do Governo da República poderem ser encontradas “soluções que garantam, no quadro da valorização do papel do bombeiro profissional, uma carreira".
José Manuel Bolieiro sublinhou ainda a valorização realizada através da criação do Estatuto Social do Bombeiro, que permitiu, através das competências do Governo dos Açores, aumentar as condições remuneratórias a todos os bombeiros que, em regime de voluntariado, desenvolvam trabalho operacional.
GACS/RP