Segundo o Jornal Oficial foram identificados novos focos de Loque Americana na ilha do Pico.
A Loque Americana é uma doença das abelhas altamente contagiosa, causada por uma bactéria (Paenibacillus larvae) que produz esporos muito resistentes.
A doença já foi detetada nos três concelhos e, segundo a mesma fonte, devem ser destruídos todos os apiários positivos ou suspeitos de Loque Americana.
Está proibida também qualquer movimentação de abelhas, enxames, rainhas, colónias ou colmeias e seus produtos, substâncias, materiais ou utensílios para outras onde não houve suspeita ou confirmação da doença.
Todos os equipamentos destinados à extração de mel, acondicionamento e enfrascamento, bem como todo o material e utensílios, deverão ser devidamente esterilizados e desinfetados e o armazenamento de colmeias, quadros e ceras, deverá ser efetuado em armazém isolado, de modo a evitarem-se quaisquer contaminações.
Está ainda proibida a introdução de abelhas, enxames, rainhas, colónias ou colmeias nas Áreas de Vigilância, bem como a instalação de novos apiários nessas áreas e a sua movimentação no restante território da ilha do Pico deverá ser previamente comunicada ao Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha do Pico, com uma antecedência mínima de dois meses.
A comercialização de cera de abelha na ilha do Pico só poderá ser efetuada após esterilização, devendo ser sempre acompanhada do respetivo documento oficial comprovativo.
JO/RP