Afinal os alunos da Escola Primária da Madalena vão ficar no edifício principal da Escola Cardeal Costa Nunes mediante obras de divisão de algumas salas.
A informação foi dada pela presidente da autarquia da Madalena que respondia aos deputados municipais em Assembleia Municipal, onde informou que o segundo, terceiro e quarto anos vão ser transferidos para aquele espaço, indo os alunos do primeiro ano para o jardim-de-infância da Madalena.
A decisão foi tomada depois de uma assembleia-geral com os pais e o executivo da escola da Madalena.
Recorde-se que recentemente a autarquia realizou uma conferência de imprensa para anunciar o fecho da Escola Primária da Madalena, devido a problemas técnicos, e foi apresentada como solução a Escola Profissional do Pico, uma medida que gerou alguma contestação junto dos pais.
Ainda no período antes da Ordem do dia, os deputados municipais questionaram o executivo sobre a degradação de caminhos municipais, as carreiras da UTC ao Centro de Saúde da Madalena, uma vez que é só feita de manhã e ao final do dia, o regulamento da praça de Táxis junto à gare da Madalena, a proteção da Piscina de São Mateus, a candidatura ao parque escolar, águas balneares, entre outras.
Neste período foram ainda aprovados votos de congratulação, pelos 50 anos do Futebol Clube da Madalena, 75 anos do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Candelária e pela subida à primeira divisão de hóquei em patins do Candelária Sport Clube.
Na ordem do dia os deputados aprovaram por unanimidade a suspensão do regulamento de limitação sazonal da atividade de ruído respeitante a eventos privados de animação local do município, uma vez que existe uma nova forma de controlo de ruído e aprovaram a terceira revisão ao Orçamento e a segunda ao Plano cujo objetivo é criar um projeto para abastecimento de água para a circular à Madalena.
Por maioria os deputados aprovaram o estudo sobre a situação financeira e Plano de Saneamento Financeiro do município e a contratação de empréstimo no valor de 7,5 milhões de euros, pelo prazo máximo de 14 anos.