A deputada do PSD/Açores, Ana Jorge, saudou esta semana o Governo da República pelo lançamento de um sistema de incentivos ao desenvolvimento de indústrias ecológicas, em que as empresas açorianas poderão beneficiar de um cofinanciamento de 50%.
Para a parlamentar social-democrata, o novo sistema de incentivos designado por “Apoio ao Desenvolvimento de uma Indústria Ecológica”, recentemente anunciado pelo Ministério do Ambiente e Energia, constitui “uma oportunidade que permitirá aos Açores continuar um caminho, muitas vezes pioneiro, ao nível do Ambiente e da Ação Climática”.
O sistema de incentivos, que se enquadra no Plano de Recuperação e Resiliência, assenta “em três dimensões estruturantes: resiliência, transição digital e transição climática”.
Ainda segundo a parlamentar social-democrata, os projetos “deverão estar diretamente ligados à energia solar fotovoltaica, à energia solar térmica, à energia eólica, às baterias e ao armazenamento, à captura e armazenamento de carbono, às bombas de calor, à eficiência energética, à energia geotérmica ou às soluções de rede”.
PSD/RP