Foi apresentada, na passada semana, a 47ª Edição da Semana do Mar, que decorre de 2 a 11 de agosto de 2024.
Segundo Carlos Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Horta, além de uma festa “a Semana do Mar é o maior cartaz turístico da Ilha do Faial e uma das principais festividades dos Açores, (que) disponibiliza uma multiplicidade de eventos desportivos, com natural destaque para o Maior Festival Náutico do país”, cujo cartaz foi apresentado pelo Presidente do Clube Naval da Horta.
Em terra, a Semana do Mar terá o seu centro na parte norte da cidade, nomeadamente no Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa) e Avenida Machado Serpa.
Nesta edição, são cabeças de cartaz do palco principal: Dillaz; Bombatuke; Nininho Vaz Maia; Quim das Remisturas; Diogo Piçarra; Tributo a Ivete Sangalo; espetáculo “Matrix” pelo Ginásio Go Gym; About the 90's; Wet Bed Gang; DJ Tojo; Festival Internacional de Folclore; Sara Correia; Insert Coin; “As Aulas da Sónia”; Delfins; Dj Ornella; e a Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta.
Além do palco principal, a festa conta com 3 palcos temáticos designados por: Tradições, Filarmonia, e Mar, esclareceu o autarca, garantindo que a cultura e as tradições serão valorizadas, dando palco às Filarmónicas, Folclore e Chamarritas, Etnografia, Dança e Música Popular.
Na conferência de imprensa, Carlos Ferreira anunciou também que o programa contempla o desfile de marchas, o Dia do Triângulo, o desfile etnográfico, a Festa do Livro da Horta; exposições; provas desportivas em terra e no mar; momentos culturais; rastreios da área da saúde e prevenção das dependências; espaço bebé e animação infantil, entre outros.
O Presidente da autarquia destacou ainda que este ano, e no âmbito do desempenho socioambiental, a Semana do Mar foi classificada como o primeiro Evento Circular – Qualidade de Ouro, dos Açores, “o que deixa o Município e a ilha do Faial orgulhosos e motivados para manter e melhorar esta classificação nos próximos anos”.
CMH/RP