A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, colocou, este ano, cerca de 2.500 jovens em programas de ocupação de férias, dos quais 2.150 em projetos de Ocupação de Tempos Livres (OTL-J), além das 327 vagas criadas no programa “Entra em Campo”.
Para os projetos OTL-J, que decorrem nos meses de julho e agosto, foram aprovados 878 projetos de cerca de uma centena de entidades promotoras, sendo que a taxa de colocação dos jovens inscritos este ano subiu para os 93%, um aumento em relação a 2023, quando a taxa foi de 86,5%.
Este aumento é resultado da aposta do Governo na formação e apoio às entidades promotoras, para que possam criar projetos de ocupação mais adequados aos interesses dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos.
No que respeita ao programa “Entra em Campo”, medida de apoio financeiro à realização de campos de férias, destaca-se o aumento para seis do número de entidades promotoras de projetos (em 2023 foram quatro entidades), que apresentaram 15 projetos (mais 3 do que em 2023), nas ilhas de São Miguel e da Terceira, assegurando 327 vagas, mais 50 do que no ano passado.
O investimento global este ano nos programas Ocupação de Tempos Livres e “Entra em Campo” é superior a 470 mil euros.
GACS/RP