Este ano a grande novidade da festa do Bom Jesus Milagroso é a inauguração de um espaço museológico em São Mateus, que resulta de uma parceria entre o Santuário e a Câmara Municipal da Madalena.
Este novo espaço vai reunir todo o espólio do Bom Jesus, como as capas e o seu acervo artístico, um investimento ao PRORURAL + de cerca de 200 mil euros, tal como explicou Catarina Manito.
As novenas arrancam no dia 27 de julho e este ano serão presididas pelo cónego Adriano Borges.
No dia 27, está agendada a procissão da mudança da Imagem que será presidida por António Manuel Saldanha, cónego da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
“Senhor, ensina-nos a orar” é o tema da festa deste ano, que será presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, de 5 a 7 de agosto.
As festas foram apresentadas, ontem, em São Mateus e o reitor do Santuário informou que durante o novenário e dias de festa a igreja vai estar aberta até à meia-noite, para acolher todos os peregrinos que desejarem rumar ao Santuário.
O ponto alto da festa acontece no dia 6 de agosto, com o destaque para a missa festiva pelas 16 horas, seguindo-se a procissão, que todos os anos acolhe centenas de peregrinos das ilhas vizinhas bem como emigrantes.
Também no dia 3 de agosto, o programa conta com a tradicional Regata Terra do Bom Jesus, em botes baleeiros. Durante a manhã decorrem as provas de remo e à tarde as provas de vela.