FOLKJADA é um colectivo de músicos de diferentes origens que nasceu da vontade de estabelecer um diálogo entre o cancioneiro tradicional dos Açores e a música erudita. Depois do workshop no Festival Cordas, o FOLKJADA volta ao Pico para estrear-se na terceira temporada do Música no Forte, este domingo, 4 de agosto, no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico.
Trata-se, por um lado, de um projeto cujo intuito assenta na difusão das raízes musicais açorianas, fundamentais para a compreensão da identidade cultural do Arquipélago, e, por outro, na articulação dessa herança inestimável com as vias mais especializadas da música, visando alargar os seus respetivos públicos, bem como derrubar fronteiras pré-concebidas entre os mesmos.
Tendo como base um ensemble de cordas, uma voz masculina e uma viola da terra, pretende-se levar as sonoridades dos cânones eruditos a lugares onde estes normalmente não têm lugar e, simultaneamente, preservar, promover e difundir a Música Tradicional Açoriana.
O coletivo FOLKJADA, que apresenta-se no Pico, inclui Romeu Bairos - viola da terra e voz, Gonçalo Sousa - violino, Micaela Sousa - violino, Lídia Sousa - viola d'arco, Natália Ferraz - violoncelo.
Os concertos de Música no Forte acontecem às 19h30 no Forte de Santa Catarina, com entrada livre. O projeto da MiratecArts em parceria com o Município das Lajes do Pico tem apoio da Direção Regional da Cultura e da Fundação INATEL.
MiratecArts/RP