O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação recordou ontem que se encontram abertas até ao dia 7 de agosto as candidaturas para apoios à promoção de sessões de acompanhamento ou orientação (‘coaching’) em todos os setores de atividade relacionados com a produção agrícola primária no âmbito dos setores da vitivinicultura e/ou apicultura.
“Estas sessões consistem na disponibilização de apoio técnico especializado dirigido aos apicultores e vitivinicultores, com vista a melhorar as suas competências para a gestão dos aspetos económicos, ambientais e sociais do seu negócio, incluindo competências digitais e a utilização de ferramentas inovadoras”, referiu.
Este apoio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está previsto no tema de abrangência multissetorial designado de “Gestão sustentável das explorações agrícolas”, do “Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis”, decorrente do investimento “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana", promovido pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação.
“O apoio é atribuído sob a forma de subvenção não reembolsável e será atribuído até ao valor fixo limite anual de €1.500,00 por exploração beneficiada com um plano de acompanhamento ou orientação anual, com limite máximo anual de €15.000,00 por beneficiário, estando limitado a um máximo de 10 explorações por ‘coach’”, acrescentou.
As candidaturas podem ser apresentadas no âmbito dos avisos de abertura de concurso e são submetidas através de formulário eletrónico.
A disponibilização destas sessões de ‘coaching’ tem por base o apoio técnico especializado, através da transferência de conhecimentos e de informação que visem capacitar e aconselhar os agricultores no âmbito da gestão eficiente e sustentável das suas explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais e climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos.
António Ventura falava à margem de uma reunião com o conselho de administração da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico- Picowines C.R.L., onde estiveram ainda em cima da mesa as preocupações dos produtores, designadamente com as pragas que assolam as vinhas, assim como as candidaturas ao programa VITIS.
GACS/RP