As notas médias dos alunos açorianos que realizaram os exames finais do 9.º ano na segunda fase foram melhores do que as registadas em 2023. A média em Língua Portuguesa foi ainda superior à média nacional.
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto salienta que os resultados alcançados pelos alunos açorianos, “embora ainda negativos, apresentam um aumento face ao ano letivo passado, o que é de louvar”.
Este ano, os 114 alunos açorianos que fizeram o exame de português tiveram uma média de aproveitamento de 44,8%, contra 33,9% em 2023.
Em Matemática, a média registada este ano pelos 110 alunos que fizeram o exame foi de 22,1%, enquanto no ano passado foi de 18%.
Em comparação com o país, a média em Português foi superior à média nacional (44%), enquanto em Matemática, os Açores estão cerca de três pontos percentuais atrás do país (25%).
"É importante destacar que o sistema educacional regional tem se mostrado mais estável do que o sistema educacional nacional, que tem sido fortemente afetado por inúmeras greves e pela escassez generalizada de docentes", afirmou Sofia Ribeiro.
GACS/RP