A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional das Obras Públicas (DROP), é responsável pela gestão de mais de 1.300 km de estradas nas nove ilhas dos Açores, 34,38 km dos quais ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, refere que, atualmente, a prioridade do Governo nas estradas vai para o PRR, para promover uma cada vez melhor mobilidade dos açorianos, “através de vias estruturantes que garantam uma melhor deslocação dos habitantes em várias ilhas dos Açores e promovam a economia local”.
A gestão, manutenção e investimento na rede viária regional, adianta a governante, “são essenciais para aumentar a segurança e reduzir as distâncias, os tempos de percurso e os congestionamentos”.
Todas as obras estruturantes estão incluídas no PRR, programa que se prolonga até 2026 e que prevê um investimento de 60 milhões de euros para a construção de dez variantes e reabilitação de estradas nas ilhas Terceira, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e São Miguel.
Relativamente às outras estradas da Região, Berta Cabral refere que estas não estão esquecidas e que obedecem a um planeamento e a uma priorização, de acordo com as necessidades de mobilidade, o estado de conservação e a capacidade de investimento disponível.
Sobre as obras que também são permitidas noutras estradas, Berta Cabral refere que estas “serão realizadas no seu devido tempo, seguindo a lógica de serviço público e a capacidade de resposta, quer seja do mercado, quer seja dos próprios recursos públicos”.
Salienta-se que, nos últimos quatro anos, o Governo dos Açores investiu cerca de 175 milhões de euros nas estradas das nove ilhas dos Açores.
GACS/RP