Segundo o Jornal Ilha Maior, as visitas ao interior da Gruta das Torres estão suspensas, há quase um mês, por falta de segurança.
Em causa está a identificação de uma fratura numa zona da Gruta que obrigou à suspensão das visitas como medida preventiva, não existindo uma data para que o tubo lávico volte a ser reaberto à visitação.
Nas últimas semanas, a tipologia das visitas ficou limitada às restantes valências do Centro, como uma explicação pormenorizada sobre a Gruta das Torres e o que é possível encontrar no interior do tubo lávico, sem se concretizarem as descidas ao interior.
Desde a identificação do problema ainda não se verificou uma intervenção no local e, por isso, não é possível determinar uma data para a reabertura do espaço, avançou a mesma fonte.
No site do Centro de Visitantes da Gruta das Torres, lê-se que até 30 de agosto, por razões de segurança, as descidas à Gruta estão suspensas. No entanto, esta data pode ser prorrogada enquanto não se realizar a necessária intervenção.
A Gruta das Torres é o maior tubo lávico aberto à visitação em Portugal, com uma extensão de 5.150 metros, estando a visita limitada a 450 metros e com a duração aproximada de uma hora.
Ilha Maior/RP