A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto afirmou que “98,3% das necessidades docentes das escolas, para o próximo ano letivo, estão colmatadas”, sendo que há “mais 134 professores em quadro” do que havia no início do ano anterior, quando se registou “uma diminuição de 800 alunos”.
Sofia Ribeiro referiu ainda que foram lançadas 412 vagas a contratar, “menos do que no ano anterior”, na sequência do “aumento de docentes em quadro em toda a Região”. Segundo a titular da pasta da Educação "é esta colocação em quadros que permite a estabilidade no sistema educativo, no sentido de garantir a dotação de professores devidamente profissionalizados nas escolas”.
Das 412 vagas lançadas, 88 ficaram por preencher, mas “há ainda 460 disponibilidades de professores habilitados em bolsa”.
“São docentes que não obtiveram colocação, porque não concorreram a essas escolas, mas que agora no lançamento à bolsa de emprego público poderão vir a ter essa colocação”, esclareceu.
A Secretaria Regional referiu ainda que as cinco disciplinas em que há maior número de não colocações é a lecionação do 1.º ciclo do ensino básico; Educação Especial do 1.º ciclo; Português do ensino secundário; Piano e Informática.
Neste momento, revelou a governante, a Secretaria Regional está a fazer “a análise ilha a ilha” e “disciplina a disciplina” para rever “as características dos docentes em quadro, dos docentes que vieram para os Açores em mobilidade e dos docentes contratados” para aferir a possibilidade de “redistribuição de serviço”.
O objetivo passa por "recorrer ao mínimo à contratação através da bolsa de emprego público, para assim garantir um maior acompanhamento dos alunos por docentes devidamente profissionalizados e com habilitação para a docência”, concluiu Sofia Ribeiro.
GACS/RP