O Presidente da Câmara Municipal da Horta deslocou-se na passada semana à Secretaria de Estado da Defesa Nacional para reunir sobre os prédios militares que estão abandonados na ilha do Faial.
Carlos Ferreira garantiu que transmitiu ao Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, o desejo de cedência ao Município da Horta, pelo período de 50 anos, das instalações militares respeitantes à Posição da Espalamaca e do Forte da Guia.
O autarca faialense adianta que o Município iniciou há dois anos este processo com vista à cedência dos prédios militares abandonados por um período de tempo que permita fazer investimentos e candidatar os projetos a financiamento comunitário.
Para o autarca esta cedência será muito importante para requalificar prédios militares que estão abandonados, transformando-os em espaços para usufruto da comunidade.
Segundo Carlos Ferreira, “a reabilitação destas posições militares deverá ter pelo menos duas preocupações centrais: perpetuar a importância histórica que a cidade da Horta teve no passado, em termos militares e estratégicos, e criar espaços de contemplação da beleza paisagística devidamente qualificados, para os residentes e para o setor turístico”.
CMH/RP