O Conselho de Administração do Grupo SATA e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Madalena, da Ilha Graciosa e de Velas informam que, na sequência das reuniões realizadas nos dias 19 e 25 de setembro nas instalações da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, foi possível chegar a um entendimento referente a um diferendo contratual que persistia no tempo.
O acordo, que se estenderá até ao final de 2025, resultou num compromisso formal assumido por todas as partes e permitiu a manutenção da prestação de serviço de socorro nos aeródromos do Corvo, Pico, São Jorge e Graciosa com o elevado nível de dedicação e proficiência que as Corporações de Bombeiros vêm habituando os utentes desses aeródromos.
Face ao entendimento alcançado, as partes consideram ter sido alcançada uma solução viável, capaz de garantir o futuro equilibrado das instituições.
Destacam, ainda, o excelente trabalho de conciliação desenvolvido pela Direção de Serviços do Trabalho e pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.