O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores promoveu um "mass training" em Suporte Básico de Vida, destinado à população em geral, que decorreu na Terceira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração.
Na ocasião, o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, destacou a importância do Suporte Básico de Vida para aumentar significativamente as probabilidades de sobrevivência das vítimas de paragem cardiorrespiratória.
Alonso Miguel sublinhou que, agora, os 75 formandos deste treino "estão habilitados a identificar uma paragem cardiorrespiratória, a avaliar o estado de consciência da vítima, a conhecer as informações a transmitir à linha 112 e a executar manobras de suporte básico de vida".
No âmbito desta iniciativa, o secretário enalteceu o projeto 'Aprender a Socorrer', através do qual foi possível começar a atuar em contexto escolar, proporcionando a todos os alunos do 9.º ano de escolaridade dos Açores uma formação prática em Suporte Básico de Vida, bem como o apoio necessário aos professores de Ciências Naturais, responsáveis pela componente teórica desta formação”.
O Secretário Regional anunciou que “com o projeto “Aprender a Socorrer”, no ano letivo 2023/2024, foi possível promover a formação em Suporte Básico de Vida em todas as ilhas, através da realização de 138 ações, que abrangeram 2.775 alunos de todas as turmas do 9.º ano de escolaridade da Região.
Alonso Miguel acrescentou ainda que “para além do projeto `Aprender a Socorrer`, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores continua a apostar em outras iniciativas, como as ‘Escolinhas de Primeiros Socorros’”, reafirmando o seu compromisso em preparar a população açoriana para agir em situações de emergência e salvar vidas.
Gacs/RP