O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, adjudicou a aquisição de serviços de criação e desenvolvimento de campanhas publicitárias e de sensibilização, com vista a implementar medidas que permitam detetar e eliminar os roedores o mais precocemente possível.
Esta iniciativa surge da necessidade de alertar que o controlo dos roedores é da responsabilidade de todos e que se trata de um problema ambiental e de saúde pública, devendo o seu controlo ser feito de forma concertada e articulada entre todas as entidades.
A campanha está estruturada em duas vertentes: a primeira, para o grande público, usando as redes sociais, ‘spots’ na televisão e ‘spots’ na rádio, com mensagens curtas e objetivas, no formato “Perguntas-Respostas”.
A segunda, de caráter mais didático e explicativo, resume com objetividade os conselhos que constam da brochura sobre o Controlo Integrado de Roedores publicada pela Secretaria Regional em 2019.
Para António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, esta campanha “é uma primeira ação de combate aos ratos”, seguindo-se outras ações de desratização coordenadas no terreno com as associações agrícolas, as câmaras municipais e outras entidades.
Gacs/RP