A passagem do ciclone tropical KIRK ao largo dos Açores, deverá provocar um agravamento do estado do tempo, nos Grupos Ocidental e Central, a partir do final da tarde desta segunda-feira. A confirmação foi dada à Rádio Pico pelo Vice-Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Bruno Nogueira, que anunciou um reforço de meios para a ilha das Flores.
Segundo o IPMA, prevê-se precipitação por vezes forte podendo ser acompanhada de trovoada, um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, a partir do final da tarde de segunda-feira.
São esperadas ainda rajadas até 115 km/h e ondas que poderão atingir os 10 metros de altura significativa e 17 metros de altura máxima no Grupo Ocidental.
No Grupo Central são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os 8 metros de altura significativa e 14 metros de altura máxima.
Face a estas condições, o Grupo Central fica em alerta amarelo para mar, a partir da meia-noite, passando depois na madrugada a alerta laranja até às 12 horas.
Também existe um alerta amarelo para chuva, ao final da tarde e noite e outro aviso amarelo para vento durante a noite e o dia de amanhã, terça-feira.