O Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) reúne em assembleia geral, esta semana, na ilha de São Jorge.
A 26.ª reunião anual do órgão de articulação das Casas dos Açores tem lugar na vila das Velas, de 11 a 13 de outubro, por iniciativa da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades.
A reunião arranca com uma sessão de abertura no dia 11 de outubro e prossegue no dia seguinte com a primeira sessão plenária do Conselho Mundial das Casas dos Açores, onde vai ser debatido o regulamento do Conselho e a admissão formal da Casa dos Açores do Espírito Santo, no Brasil, bem como um debate sobre os principais desafios que estas instituições enfrentam atualmente.
No dia 13 de outubro, as Casas dos Açores dão a conhecer o essencial da sua atividade ao Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades e aos deputados que representam a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Recorde-se que o Conselho Mundial das Casas dos Açores, tem como objetivo promover e desenvolver atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora no mundo e para o desenvolvimento de relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e as regiões de implantação de cada uma das Casas dos Açores.
Gacs/RP