Foi publicado em Jornal Oficial uma portaria do Governo Regional que cria o “Passe Açores 9 Ilhas”. Esta iniciativa de cariz intermodal aéreo e marítimo, de utilização única, serve de complemento ao subsídio em benefício do passageiro residente na Região Autónoma dos Açores, para promoção da mobilidade dos residentes pelas nove ilhas do arquipélago.
Passados mais de três anos da implementação do referido subsídio e o sucesso observado, o Executivo pretende agora aprofundar as suas bases, premiando, através de uma majoração a esse incentivo, os açorianos que optem por ter um conhecimento efetivo de cada uma das ilhas do arquipélago.
Com esta majoração, em que um dos requisitos é o recurso à utilização combinada de viagens aéreas e marítimas, pretende-se dar seguimento às políticas já implementadas, ou em fase de implementação, que se constituem essenciais na mobilidade dos açorianos, nomeadamente a redução dos preços das deslocações interilhas, bem como a desburocratização de processos, com a consequente democratização do seu acesso por parte de todos os residentes da Região.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Secretaria Regional dos Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, está orçada em 200.000,00 € (duzentos mil euros).
JO/RP