Atravessar o canal Pico/Faial ou Pico/São Jorge vai ficar mais caro a partir de Janeiro. Os valores estão publicados no Caderno Encargos do concurso que a Atlânticoline venceu, apresentando como novidade uma tarifa para não residentes.
Assim a partir de janeiro uma viagem entre Horta e Madalena, que atualmente custa três euros e oitenta cêntimos, vai passar a custar quatro euros para residentes e dez euros para não residentes.
Também uma viagem entre a Madalena ou São Roque do Pico e as Velas passa a ter um custo de onze euros enquanto os não residentes terão que pagar dezassete euros por viagem. Atualmente a mesma viagem tem um custo de dez euros e meio para cada lado.
Também este caderno de encargos define o valor máximo por viagem de vinte e nove euros e meio para residentes e de quarenta e cinco euros para não residentes.
Outra novidade vai para a Linha Laranja, ou seja entre São Roque e Velas, que passa a integrar as Obrigações de Serviço Público entre 15 de junho e 15 de setembro, com duas ligações diárias entre os portos de Velas e de São Roque do Pico.