Estão abertas as candidaturas para o programa municipal de Apoio e Incentivo à Reabilitação e Habitações Degradadas e Devolutas - FAIAL REABILITA.
Esta medida, segundo a autarquia, cumpre dois grandes objetivos, por um lado incentiva e apoia financeiramente a reabilitação do edificado degradado, e em simultâneo, apoia as pequenas reparações de habitações de munícipes mais carenciados.
Para Carlos Ferreira, o FAIAL REABILITA tem como objetivo primordial preservar o património arquitetónico e urbanístico, apostando na reabilitação urbana e conservação do tecido habitacional da ilha do Faial.
Com um apoio municipal que poderá chegar aos 5 mil euros por cada candidatura, o autarca esclareceu que “as intervenções elegíveis para efeitos deste novo regulamento respeitam à execução de obras de reabilitação, conservação, reparação ou beneficiação de habitações degradadas ou devolutas, incluindo ligação às redes de abastecimento de água e saneamento, divididas nas vertentes de reabilitação de fachadas e coberturas e reabilitação do interior de habitações”.
As candidaturas decorrem até 22 de novembro de 2024, sendo que o Regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis na Câmara Municipal da Horta e no site do Município.
CMH/RP