A Escola Básica Integrada da Horta venceu o Prémio “Indisciplinar a Escola” do Plano Nacional das Artes (PNA), numa cerimónia realizada na passada segunda-feira, no Auditório do Centro Cultural de Belém.
No decorrer da cerimónia, foram anunciados os vencedores dos Prémios de Reconhecimento 2019-2024 do Plano Nacional das Artes (PNA), reconhecendo projetos escolares, instituições, municípios, associações e artistas que, através da arte e da educação, têm promovido a democracia cultural e transformado as comunidades.
Os prémios foram atribuídos com base nas indicações feitas pelos coordenadores intermunicipais do Plano, profissionais que trabalham de perto com as instituições e pessoas nos vários territórios educativos do país.
A EBI da Horta venceu a categoria “Indisciplinar a Escola”, tendo-se destacado pelo seu Plano Cultural de Escola (PCE), que promove a aprendizagem colaborativa e a cidadania ativa através de práticas artísticas e culturais, envolvendo a comunidade escolar e local.
Destaca-se neste plano o Projeto Re-Cria Recreios, que nasceu de uma residência na escola dinamizada pela artista Luísa Alpalhão com o objetivo de fornecer alternativas ao excessivo uso de telemóveis.
EBI Horta/RP