O Plano e Orçamento para 2025 para a Agricultura contempla a maior dotação orçamental de sempre do esforço regional.
A garantia é do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, que anunciou que são 78 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 9,2 milhões de euros relativamente a 2024. Se somar os fundos comunitários, de 49,2 milhões de euros, o Orçamento ascende a 127,2 milhões de euros.
Nos documentos disponibilizam-se os meios financeiros para o apoio ao investimento na agroprodução e na instalação de jovens agricultores e assegura-se o rendimento dos açorianos que produzem agroalimentos, sem rateios, através do programa POSEI e PEPAC.
António Ventura declarou ainda que em 2025 haverá um “substancial investimento público em caminhos, abastecimento de água e eletrificação”.
São 14,6 milhões de euros para o apoio ao investimento nas explorações agrícolas e instalação de jovens agricultores. Mais 5,9 milhões do que em 2024. No âmbito dos caminhos agrícolas, rurais e florestais são 12,8 milhões de euros para investir”.
No que refere ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está previsto um investimento de 12 milhões de euros para a construção do matadouro de São Jorge, melhorias no matadouro do Pico e a instalação do Observatório Agroalimentar.
Haverá também 1,4 milhões de euros dedicados ao Bem-Estar Animal e a existência efetiva do Provedor Regional do Animal.
Gacs/RP